A dona de casa Maura Nascimento de Santana, 37 anos, está internada desde sábado (14), no Hospital São Lucas, em Vitória, com suspeita de febre amarela.

De acordo com o secretário de saúde de São Roque do Canaã, Orlei Amaral Cardoso, a dona de casa, que mora na Comunidade de São Francisco, no distrito de Santa Júlia, deu entrada no Pronto Atendimento da cidade no sábado (7) com dor de cabeça, náuseas e dores abdominais. Depois de medicada, ela foi liberada. No dia seguinte, Maura voltou à Unidade de Saúde com os mesmos sintomas, passou por exames laboratoriais, mas nada foi constatado e ela novamente foi medicada e liberada.

Após a consulta, o marido levou Maura para Vitória no veículo da família e ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra. “De lá, Maura foi encaminhada para o Hospital da Praia do Canto, onde foi constatada a necessidade de a paciente fazer hemodiálise. Após uma piora no quadro de saúde dela, foi transferida para o Hospital São Lucas e o estado dela é grave”, informou o secretário.

Secretário de Saúde de São Roque do Canaã Orlei Amaral Cardoso

Orlei Cardoso afirmou que serão colocadas armadilhas para pegar mosquito na propriedade onde a família mora. “Vamos colocar 6 armadilhas para monitorar por 3 dias consecutivos a área. Nosso objetivo é identificar as espécies de mosquito que circulam na região. A análise será feita pelo Núcleo de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde (SESA)”, disse.

O Ministério da Saúde enviará 350 mil doses para os 23 municípios capixabas que fazem limite com o Estado de Minas Gerais e nas cidades onde foram encontrados macacos mortos. As vacinas chegam em Vitória na quarta-feira (18) e devem estar disponíveis em Colatina até sexta-feira (20).

O secretário de saúde informou que as vacinas contra febre amarela serão distribuídas nas unidades de saúde de São Roque do Canaã. “A demanda para a vacina está grande, mas população não precisa ficar alarmada porque iremos disponibilizar as doses nas 4 unidades de saúde da cidade”, finalizou.

Vizinhos estão preocupados

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Orides Stelzer, vizinho de Maura Nascimento, que está internada no Hospital São Lucas com suspeita de febre amarela
Orides Stelzer, vizinho de Maura Nascimento, que está internada no Hospital São Lucas com suspeita de febre amarela Foto:Brunela Alves

O aposentado Orides Stelzer, 67 anos, é vizinho de Maura Nascimento e disse estar preocupado com a situação na região. “Aqui temos muitos macacos Bugio e a gente fica com medo. Meu pai disse que já teve caso de febre amarela na região há 58 anos. Estou esperando a vacinação para tomar junto com a minha família”, conta.

Silvana Belotti, vizinha de Maura Nascimento
Silvana Belotti, vizinha de Maura Nascimento Foto:Brunela Alves

Tereza Fardim, 62, lavradora também ficou assustada com a possibilidade de casos de febre amarela na região. “Ficamos muito preocupados porque ela é nossa vizinha e a gente tinha muito contato com ela, que também ajudava a gente na Igreja. Vindo a vacina pra cá, nós vamos procurar tomar sim”, finaliza.Silvana Belotti, 47 anos, lavradora também está receosa. “A gente fica com medo porque aconteceu bem aqui, então, assim que as vacinas chegarem, eu vou lá. Se tem suspeita aqui, temos que tomar para ficarmos protegidos”, disse.

Macacos mortos em São Roque do Canaã

Macaco com suspeita de febre amarela encontrado morto em São Roque do Canaã
Macaco com suspeita de febre amarela encontrado morto em São Roque do Canaã Foto:Divulgação

O secretário de saúde de São Roque do Canaã Orlei Cardoso informou que foram encontrados três macacos mortos na manhã desta segunda-feira (16), na propriedade de José Antônio Binda, em Alto Misterioso, distrito de Santa Júlia, localizado em São Roque do Canaã. Dois macacos da espécie Barbado (Bugio) foram encaminhados para necropsia no Laboratório de Referência no Pará. “Os resultados do laudo devem ficar prontos em até 20 dias”, informou.