Desafio musical, Song Pop é o sucesso da vez no Facebook

Um duelo musical divertido e viciante. É assim que o Song Pop, novo aplicativo lançado para o Facebook – com versões para smarthphones Androide e aparelhos com o sistema iOS, da Apple – , costuma ser descrito pelos fãs do jogo. O programa é sucesso na web, sendo um dos assuntos mais comentados nas duas últimas semanas.

De acordo com o AppData, site especializado em fornecer dados sobre jogos e aplicativos, o Song Pop já conta com uma média de 340 mil usuários mensais. E, até a semana passada, era o quinto aplicativo mais baixado na loja virtual da Apple.
O funcionamento do jogo é simples. O usuário deve desafiar um amigo do Facebook, alguém por e-mail ou, ainda, um usuário aleatório. Após escolher o adversário, é hora de escolher a opção de playlist para começar o duelo. Os gêneros musicais Classic Rock, 90’s Alternative, Love Songs, Today’s Hits, 80’s Collection e Modern Rap são os primeiros disponíveis.

Com trechos de músicas, os jogadores precisam advinhar o nome de cinco canções ou do artista entre quatro opções disponíveis na tela, o mais rápido possível. Quem fizer o melhor tempo, vence o desafio.  A cada partida vencida, o jogador recebe moedas, e com suas vitórias desbloquea novas músicas e ainda pode comprar outras categorias como, Eletrônico, Funk, Punk, Disco, Indie Rock, entre outras.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Vício

A publicitária Maria Guimarães, 25, joga Song Pop há uma semana e admite já estar um pouco viciada. Para ela, o game é o novo “Draw Something” do momento. “Antes, muita gente só falava do Draw Something, que também se trata de um duelo, só que com desenhos. Mas como o Song Pop pode ser jogado no Facebook, o aplicativo alcançou outra dimensão”, comenta Maria, que já tinha jogado o Music Challenge do Facebook.

Já a universitária Andrea Benezath, 23, adora o aplicativo, mesmo assumindo não ser a “melhor” em acertar os nomes dos artistas. “Não tenho a memória tão boa, daí acabo perdendo muitas vezes. Mas gosto bastante”, conta Andrea.

A analista de redes sociais, Raisa Vital, afirma que o jogo musical tem um apelo muito grande por contar com uma forte indústria. Mas, atenta que para o produto não ser mais uma “modinha” é preciso atualizar os aplicativos. “Na Internet tudo é volátil. Assim, é sempre importante trazer novidades que conservem o interesse das pessoas, para que ele não seja substituído por outro logo em seguida”, frisa Raisa.

Songster (Mowgli) – Esse é tão novo quanto o SongPop. Lançado em março deste ano nos Estados Unidos, o game social permite a criação de músicas próprias na rede. Nele, o usuário tem que misturar trechos de gravações existentes e criar uma nova canção. O usuário começa como um músico em início de carreira e vai progredindo ao longo do tempo. (É preciso ter uma conta do Facebook para jogar). Dez mil usuários médios por mês.