Crianças são impedidas de assistir às aulas por usarem calça de moletom em escola de Cariacica

Procurada, a Prefeitura de Cariacica informou que não há nenhum tipo de orientação neste sentido por parte da Secretaria Municipal de Educação

Raissa BravimRedação Folha Vitória10 de Julho de 2019 às 09:59Atualizado 10/07/2019 10:24:14

A mãe de uma aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Emef” Terfina Rocha Ferreira, em Cariacica, relatou, na última segunda-feira (8), que a filha, de seis anos de idade, e outras quatro crianças foram impedidas de assistir às aulas na instituição, por estarem vestindo calças de moletom. 

Segundo o relato da mãe, publicado em rede social, pouco tempo após deixar a filha na escola, ela recebeu uma ligação, na qual funcionários da instituição solicitavam que ela levasse uma bermuda do uniforme da escola para que a criança fizesse a troca, pois o uso de calça de moletom é contra as normas, bem como da Secretaria Municipal de Educação.

Continua depois da Publicidade

A mulher relatou que foi até a escola e, quando chegou, encontrou a filha chorando, na sala da coordenação, com outras quatro crianças. Ela contou ainda que a filha estava usando uma bermuda de uniforme, que foi trocada sem autorização prévia. No local, segundo a mãe, funcionários da escola voltaram a reforçar que ela não podia assistir à aula com a calça de moletom, pois trata-se de uma norma da Prefeitura de Cariacica.

“Quando eu cheguei lá, encontrei minha filha usando a bermuda da escola. Na hora, eu perguntei quem deu autorização para mudar a roupa dela. Elas deram a bermuda e minha filha trocou sozinha, mas eu nem sei a origem dessa bermuda”, disse a mãe. Sobre a fala da funcionária, a mulher diz que “ela estava com uma espécie de caderninho de normas, mas que só falava sobre a obrigação do uso do uniforme, não tinha nada disso que ela estava falando”, completou.

Questionada sobre o uniforme que a prefeitura entrega para os alunos, a mãe da criança disse que recebe apenas as camisas e bermudas, sem opção de calça para dias frios.

Procurada, a prefeitura de Cariacica informou que não há nenhum tipo de orientação neste sentido por parte da Secretaria Municipal de Educação. A nota diz ainda que a EMEF Terfina Rocha Ferreira já foi notificada e que haverá uma reunião entre familiares das crianças e os servidores envolvidos. Por fim, a prefeitura informou que os protocolos de condutas serão alinhados, para que este tipo de situação não volte a ocorrer.