Chegou a hora. Espírito Santo vai às ruas protestar por royalties

Chegou a hora. Nesta quinta-feira (10) o Espírito Santo vai às ruas protestar contra o projeto de distribuição igualitária dos Royalties que retira dinheiro dos produtores de petróleo e reparte com os Estados que nada produzem. A campanha intitulada Royalties: Direito é pra ser Respeitado mostra em números que R$ 3,4 bilhões deixarão de entrar nos cofres públicos do Estado e municípios até 2015 se as novas regras de distribuição forem aprovadas na Câmara dos Deputados.

Se prevalecer a nova partilha, as perdas capixabas chegam a R$ 500 milhões já em 2012. Isso, segundo governo e prefeitos, vai obrigar Estado e municípios a reduzirem investimentos em educação, saúde e infraestrutura. O ato público em defesa do Espírito Santo será realizado a partir das 14h na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, região nobre de Vitória.

A batalha, na Capital capixaba, ganhou a adesão de vários setores da sociedade organizada, de artistas, desportistas, celebridades, políticos. No início da tarde, servidores públicos estaduais serão liberados das funções. O governo decretou ponto facultativo no período da tarde. De acordo com o vice-governador, Givaldo Vieira, as estimativas atualizadas são de que caravanas partam dos 78 municípios do Espírito Santo em 154 ônibus, além dos cerca de 150 veículos pequenos e vans locados para transportar os manifestantes do interior para a manifestação.

O ato ganhou contornos e produção de megaevento. O palco, com 18 metros de profundidade por 14 metros de largura, ficará montado as margens da baía de Vitória, nas proximidades do Iate Clube do Espírito Santo. É lá que vão se apresentar Dudu Nobre, Gabriel o Pensador, Bloco Bleque, entre outros artistas.

Também sobem ao palco desportistas como o jogador de vôlei de praia Fábio Luiz, medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim, o melhor jogador de futebol de areia do mundo, Buru, Frank Brow, do voo livre, Laécio Nunes e Paula Sassi (kickboxing), Mariana Emídio (karatê) e a equipe de futebol americano do Vila Velha Tritões, além de políticos.

Ponto facultativo, roletas de ônibus liberadas e pedágio com cancelas livres de cobrança na Terceira Ponte – que liga a Capital capixaba ao continente –   liberadas. Estas são apenas algumas das estratégias traçadas pelo governo do Estado para fazer com que a população “abrace” a causa contra a distribuição igualitária dos royalties do petróleo e participe do ato publico desta quinta-feira.

Em defesa do Espírito Santo

Trânsito

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória vai disponibilizar 80 agentes de trânsito e 70 guardas comunitários para auxiliar a manifestação na praça dos Namorados. A maior parte deles estará concentrada na Praia do Canto e Enseada do Suá desde as 7h de quinta-feira (10). Até o momento não existe a previsão de interdições de ruas, mas de acordo com a secretaria se houver essa necessidade na hora do evento os agentes vão orientar os motoristas quanto as vias alternativas.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Somente bolsões de estacionamento nas proximidades do local da manifestação é que serão interditados: em frente ao Portomare, e píer de Iemanjá, na praia de Camburi, do Bobs e Dionicão, na praça dos Namorados e na Curva da Jurema e praça do Papa.

Pedágio liberado

A concessionária Rodosol vai liberar nesta quinta as catracas do pedágio na praças da Terceira Ponte e da Praia do Sol, no sentido Vila Velha-Vitória e Guarapari-Vila Velha respectivamente, entre às 13h30min e 14h30min, e entre as 19 e 20h, no sentido Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Guarapari para o retorno dos capixabas.

Linhas de ônibus

Para atender a todos os passageiros que partirem da Região Metropolitana com destino a Praça dos Namorados, o governo vai disponibilizar algumas linhas do transcol sem a cobrança de tarifas. Entre as 13h e 15h estarão com as catracas liberadas os ônibus das linhas 505 (T. Laranjeiras / T. Itacibá via Camburi – Beira Mar), 508 (T. Laranjeiras /T. Itacibá – via T.V.V/ 3ª ponte – Camburi), 515 (T. Laranjeiras / T. Campo Grande via Beira Mar), 523 (T.Jacaraípe / T. Jardim América – via Beira Mar) e 572 (T. Laranjeiras /T. São Torquato – via Camburi/ Beira Mar). As linhas alimentadoras que ligam os bairros ao terminais de integração também vão operar sem cobrança.  A Ceturb também criou duas linhas especiais para atender especialmente à demanda.

Linha especial 1: com saída do Terminal de Carapina, passando pela Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), seguindo para a Praça dos Namorados, Avenida Desembargador Santos Neves, chegando até a Praça dos Namorados.

-Linha especial 2: com saída do Terminal do Ibes, passando pelo Centro de Vila Velha,seguindo pelas Avenidas Champagnat e Hugo Musso, acessando a Terceira Ponte até a Praça dos Namorados.

Essas duas linhas especiais contarão com um ônibus a cada dez minutos totalizando 16 viagens no período de duas horas (entre 13 horas e 15 horas) que pode levar até 80 passageiros por viagem, totalizando a movimentação de 1.200 passageiros no período em que estiverem circulando.

Na volta para casa entre as 18h e 20h, as linhas vão transportar gratuitamente os passageiros que embarcarem na Praia do Canto nos pontos em frente ao Posto Iate, em frente à Praça dos Namorados e em frente a Lanchonete Bob?s. Nos dois sentidos (Camburi-Centro e Centro-Camburi).

As linhas que vão operar com gratuidade nos pontos acima citados além das que já foram citadas e que levarão a população para o ato são a 510 (T. Carapina / T. Vila Velha via 3ª ponte), 512 (T. Carapina / T. Itacibá via Camburi), 528 (Expresso T. Laranjeiras / Shopping Vitória via Camburi)e 560 (T. Laranjeiras / T. Itaparica via Camburi e 3ª ponte).

Os passageiros vão embarcar pela porta do meio dos coletivos, para que não haja registro na catraca. Durante toda a operação especial, fiscais da Ceturb-GV vão trabalhar em pontos estratégicos pela Grande Vitória a fim de monitorar o comportamento da demanda e fazer os ajustes necessários.

Em Vitória, as linhas municipais que terão as passagens liberadas no horário de 13h às 15h são: 103, 111, 112, 211, 212 e 213. E na volta pra casa, de 18h até as 20h as passagens dessas linhas voltam a ficar liberadas para quem embarcar no ponto do Bobs, no posto de gasolina Iate e no Supermercado São José, de qualquer lado da pista.