Tudo pronto para a procissão de Corpus Christi na tarde desta quinta-feira (30). Mesmo com o funcionamento do Comércio durante o período da manhã, católicos deixarão as ruas enfeitadas para o cortejo.
É uma data histórica para Mantenópolis. Além das logomarcas, frases alusivas a cada uma das jornadas, são usados na confecção, pó de serra e de café, palha de arroz, areia, palha de arroz, serragem e outros materiais.
A partir das 15h, uma procissão conduzirá os fiéis pela Avenida presidente Vargas, travesa da rua do Hospital até a Igreja Matriz paróquia Nossa Senhora das dores, onde o Padre Gildaí, irá presidir a missa.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.