Catarinense de 90 anos completa 75 de trabalho em uma única empresa

“Parou, quebrou”. É assim que Walter Orthmann, 90 anos, define o trabalho. Nesta quinta-feira (17), o supervisor de vendas completa 75 anos de atuação na mesma empresa, uma indústria textil de Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para marcar a data o funcionário recebe uma homenagem com festa promovida pela empresa e que contará com a presença de familiares, amigos, autoridades do município, diretoria e pelo diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).
A história de Walter começou em 17 de janeiro de 1938, quando com 15 anos, ele entrou para a RenauxView ocupando o cargo de enrolador de tecido. Depois de um ano passou para office boy, trabalhou no faturamento e, hoje, é supervisor de vendas e coordena a comercialização por todo o Nordeste brasileiro.
Ele conta com orgulho dos 75 anos de trabalho na mesma empresa. “Eu comecei aqui com o fundador e sou muito feliz por estar nesse ambiente”. Para os colegas de trabalho, Walter é um exemplo. Todos os meses ele viaja ao Nordeste e estados do Sudeste para supervisionar as vendas da empresa nas lojas filiais da empresa de Brusque.
Aposentado desde 1978, ele não pensa em parar de trabalhar. “Tenho prazer de trabalhar aqui. Pego meu carro todos os dias de manhã e venho trabalhar feliz, pois se eu não gostar do que faço, de nada adianta meu trabalho. Como vou convencer alguém a comprar alguma coisa se não estou contente e certo do que estou falando?”, explica o catarinense.
Perguntado quando irá parar de trabalhar, Walter diz que não sabe. “Parou, quebrou. Todos os meus amigos que pararam de trabalhar já morreram e eu quero continuar vivendo e trabalhando muito. Trabalhar é saúde e eu gosto disso”, diz.
Em 2008, ele entrou para o RankBrasil pelo maior tempo em atividade na mesma empresa e nesta quinta-feira (17)  seu Walter supera o próprio recorde.