Catadora de lixo que passou no vestibular ganha casa de Luciano Huck

A catadora de materiais recicláveis Ercília Stanciany, de 41 anos, vai ser a estrela do mês de julho do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. O apresentador esteve na região de Nova Almeida, na Serra, nesta segunda-feira (11) e gravou o início do quadro.

Moradora da pacata Vila Valério, no bairro Parque das Gaivotas, a catadora recebeu com surpresa a produção do programa. Na primeira parte da gravação, ela participou de uma espécie de gincana na quadra da praça de Nova Almeida, onde a presença do apresentador foi revelada.

A casa reformada não é a única novidade boa na vida de Ercília em 2012. Ela também foi aprovada para o curso de Artes Plásticas, na Universidade Federal do Espírito Santo, estudando só com material encontrado no lixo.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Ercília deixa nesta terça-feira a casa em que mora para seguir com a gravação do quadro. A produção vai ficar no Espírito Santo cerca de 20 dias para concluir todo o processo. A exibição deve acontecer no meio de Julho. O Lar Doce Lar vai ao ar uma vez por mês.

Moradora do bairro Parque das Gaivotas, na Serra, Ercília – que não tem computador nem internet – encontrava no lixo ou ganhava de amigos os livros que usava para estudar.

Alheia a isso, Ercília queria ser artista. Desde cedo, desenhava à mão livre e fazia pintura em tecido, mas a falta de apoio e a necessidade de ajudar em casa fizeram com que largasse os estudos após terminar a 4ª série do ensino fundamental, em 1983.