Casagrande fará novo apelo a Mantega para tentar salvar Fundap

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), vai tentar mais uma vez um encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante esta semana. Na pauta da reunião novo apelo para tentar salvar o Fundap ou então pedir para que, caso o benefício seja extinto, o Estado tenha um prazo de transição para adaptação.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O projeto já foi considerado constitucional na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na terça-feira (17) vai passar pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB), que pedia o arquivamento da proposta por sua inconstitucionalidade, foi rejeitado por 15 a 8.

O projeto do Fundap estava previsto para ser votado nas duas comissões na última quarta-feira, mas foi pedida vista coletiva da proposta, que visa a acabar com a chamada “guerra dos portos” e desestimular as importações.

O adiamento serviu para o governador negociar com à União uma regra de transição. O problema é que a equipe econômica suspendeu as negociações com os estados prejudicados pela mudança, e não tem demonstrado interesse em renegociar.

Casagrande já afirmou que não aceita o fim do benefício sem um prazo de transição e investimentos do Governo Federal no Espírito Santo.