Beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar cadastro até o próximo dia 31

Termina no próximo dia 31 o prazo para beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No Espírito Santo, 8.511 famílias estão correndo o risco de terem o benefício bloqueado.

A cada dois anos o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) faz a revisão cadastral com o objetivo de fiscalizar se os beneficiários mantêm os critérios para o recebimento do benefício, entre elas a renda mensal de até R$ 140 por pessoa.

O não cumprimento da agenda de atualização de dados implica em bloqueio da transferência de renda por 30 dias, prazo dado ao beneficiário para regularizar sua situação junto ao MDS. Passado esse período o benefício é cancelado.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Todo mês, no ato do saque do Bolsa Família, o beneficiário é informado sobre a atualização por meio do extrato bancário.

Para atualizar os dados, o responsável familiar pelo benefício deve procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os documentos que comprovem renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os membros familiares.

Em todo o Espírito Santo existem 190 mil grupos familiares que recebem o Bolsa Família e utilizam os serviços da rede socioassistencial pública.