Barra de São Francisco pode receber implantação do Samu

O Governo do Estado apresenta nesta terça-feira (14) uma proposta para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em cidades do Norte e Noroeste. O assunto será discutido com prefeitos da região em um encontro em São Mateus. O serviço vai funcionar em parceria com os municípios e o Governo Federal.

A proposta elaborada pela secretaria de Estado da Saúde contempla 27 municípios das Norte e Noroeste, o que abrangeria uma população de 836.071 habitantes. Segundo a coordenadora estadual do Samu 192, Engre Beilke, durante a reunião, será explicado o que é o serviço e sua forma de implantação, além da importância da central de regulação médica das urgências. O objetivo é ampliar o acesso à saúde da população em toda a região atendida.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Atualmente, o atendimento do Samu 192 abrange uma área de quase 1,8 milhão de habitantes. O serviço conta com 355 profissionais, 17 unidades de suporte básico, seis unidades de suporte avançado e quatro ‘motolâncias’. Desde a criação, há seis anos, o Samu já recebeu 3,09 milhões de ligações – sendo 1,6 milhão de trotes -, realizou 443 mil regulações médicas e 216 mil envios de ambulâncias.

Cidades que seriam atendidas pelo Samu 192 no Norte e Noroeste:

– Água Doce do Norte

– Águia Branca

– Alto Rio Novo

– Baixo Guandu

– Barra de São Francisco

– Boa Esperança

– Colatina

– Conceição da Barra

– Ecoporanga

– Governador Lindenberg

– Jaguaré

– Linhares

– Mantenópolis

– Marilândia

– Montanha

– Mucurici

– Nova Venécia

– Pancas

– Pedro Canário

– Pinheiros

– Ponto Belo

– Rio Bananal

– São Domingos do Norte

– São Gabriel da Palha

– São Mateus

– Sooretama

– Vila Pavão

-Vila Valério