Após sete anos paralisadas, obras do aeroporto de Vitória vão recomeçar

aeroporto___dayana_souza__3_-83790Demorou, mas as obras do aeroporto Eurico Salles de Aguiar, localizado em Goiabeiras, Vitória, serão retomadas nesta quinta-feira (25). Está marcada para as 10h, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para recomeçarem as obras de ampliação e modernização do terminal, paralisadas desde 2008. O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, vem à capital participar da assinatura. O vice-presidente, Michel Temer, não virá mais a Vitória por conta da votação dos ajustes fiscais na Câmara dos Deputados, em Brasília.
As obras do novo aeroporto de Vitória já duram mais de uma década. Ao longo desse tempo, os trabalhos foram iniciados e parados por algumas vezes. No final do ano passado, o Governo Federal realizou licitação para a retomada das obras. A concorrência foi vencida pelo Consórcio JL Construções Civis S.A / Damiani / Empo que ofereceu R$ 523 milhões para efetuar os trabalhos.
“A obra já começa junto com a assinatura da ordem de serviço. As máquinas já estão lá”, afirmou a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). A parlamentar se mostrou muito feliz com a retomada das obras que, segunda ela, muitos duvidavam que fosse acontecer. “Esse gargalo do aeroporto começa a acabar a partir de amanhã”, comemorou.
No fim de maio, houve incerteza sobre a retomada das obras por conta dos cortes no orçamento anunciados pelo Governo Federal. A parlamentar, que é presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), do Congresso Nacional, na oportunidade garantiu que os recursos previstos para a obra não estavam incluídos no corte e que as obras seriam reiniciadas até o fim deste mês.
De acordo com ela, até o fim deste ano estão garantidos R$ 50 milhões para a realização das obras. “O valor reservado está dentro do nosso cronograma para este ano”, disse o presidente do consórcio responsável pela obra, João Luiz Félix.
aeroporto de vitoriaObras e empregos
Os trabalhos no aeroporto de Vitória vão durar 28 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. Félix explica que os primeiros 30 dias serão reservados para a implantação do canteiro de obras e construção de escritório no local das intervenções. “Na sequência, a ideia é atacar na parte de aterro e fundação”, revelou ele.
Também foi acertado que o consórcio responsável pela obra vai utilizar durante os trabalhos mão-de-obra e matéria-prima do Estado. Além disso, o canteiro de obras será utilizado ainda como local para cursos e capacitações de pessoas que poderão ser empregadas no andamento dos trabalhos. Félix conta que, no auge da obra, serão gerados cerca de 500 empregos diretos.
Novela
As intervenções no aeroporto de Vitória foram anunciadas no final de 2004 e começaram no ano seguinte. Em 2008, as obras foram paralisadas, após o Tribunal de Contas da União (TCU) constatar 17 irregularidades, entre elas preço excedente. Desde então, os trabalhos estão suspensos e as promessas de retomada são feitas.
A elaboração de um novo edital para as obras de reforma e ampliação do aeroporto de Vitória foi anunciada pela presidente, Dilma Rousseff (PT), no dia 02 de julho, quando veio ao Espírito Santo entregar moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, no bairro Jabaeté, em Vila Velha.
As propostas foram abertas em novembro passado e a vencedora foi o Consórcio JL Construções Civis S.A / Damiani / Empo.