Após apagão, energia é restabelecida no Rio e na Baixada Fluminense

Após o apagão que deixou vários bairros do Rio e da Baixada Fluminense às escuras na noite desta quarta-feira (3), a Light, concessionária responsável pela distribuição de energia, informou que o fornecimento de luz foi totalmente restabelecido nas regiões, por volta das 22h20.

O blecaute teve início por volta das 21h e foi provocado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo o ONS, que administra transmissão de energia no país, houve um incêndio no equipamento nasubstação de Furnas da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

De acordo com a Light, a queda de energia afetou as subestações de Cascadura, Higienópolis, Guadalupe, Penha e Rocha Miranda, no subúrbio, e Nova Iguaçu, Seropédica e Itaguaí, na Baixada Fluminense.

Em Niterói e São Gonçalo, também houve falta de luz. De acordo com a Ampla, responsável pelo fornecimento de luz na região, a energia já foi normalizada.

Corte por medida de segurança
O ONS explicou que, por medida de segurança, a carga para algumas localidades do Rio foi cortada por volta das 20h55 e retomada às 21h22. A paralisação cortou o fornecimento de 3.000 MW de energia elétrica. Neste intervalo, não houve corte para hospitais, penitenciárias e bombeiros, segundo a ONS.

O ONS informou ainda que somente nesta quinta (4), técnicos deverão visitar o local do problema para averiguar que falha ocorreu.