Abertas 1.500 vagas para CNH Social no interior do Estado

O Governo do Estado vai formar uma força tarefa para orientar os moradores do interior sobre como realizar as inscrições da CNH Social pela internet. Participarão do mutirão funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), do Incaper e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios. Ao todo serão 1.500 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (19) até o dia 12 de outubro.

Além disso, durante a Semana Nacional de Trânsito, nos dias 24 e 25 de setembro, quatro municípios do Norte do Estado, com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), receberão uma van itinerante cedida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). O veículo possui computadores com acesso à Internet e transportará funcionários do Detran|ES que auxiliarão os candidatos na hora de fazer a inscrição. As quatro cidades atendidas pela van são Mucurici, Pedro Canário, Águia Branca e Pancas.

Inscrições

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Além dos Cras e escritórios do Incaper as inscrições poderão ser realizadas pelo site www.cnhsocial.es.gov.br até o dia12 de outubro. Assim como nas etapas anteriores, serão oferecidas vagas para a primeira habilitação e para as categorias “D” (ônibus) e “E” (carreta).

Podem se inscrever para as vagas pessoas que tenham renda familiar de até dois salários mínimos e façam parte das seguintes categorias: desempregados há mais de 02 (dois) anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional ou alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar.

Também são requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para participar do programa: ser maior de 18 anos e legalmente capaz de responder por atos ou crimes, saber ler e escrever, possuir Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo, além de não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Quem fizer a inscrição diretamente pelo site deve ficar atento para não cometer nenhum deslize durante a inscrição. Veja abaixo os erros mais comuns e que resultam em desclassificação ou perda da vaga: