35.700 condutores capixabas estão com CNH suspensa ou cassada

mrc_0101-28073O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou nesta sexta-feira (09) a lista com os nomes de todos os condutores do Estado cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) encontra-se suspensa ou cassada, e dos permissionários que tiveram cancelados o documento.
Na lista consta o nome de 37.500 condutores que não estão aptos a conduzir os veículos por terem infringido a legislação de trânsito e devem cumprir a penalidade, com a entrega da CNH ou permissão em uma unidade do Detran|ES.
Para realizar a consulta clique aqui e preencha o ‘capctha’, sequência de números utilizados para impedir que softwares automatizados executem ações que degradam a qualidade do serviço, logo após clique em pesquisar. Para fazer uma consulta de um nome específico preencha também a lacuna ‘nome’.Os condutores em situação de suspensão, após a entrega do documento e cumprimento do período de suspensão previsto, deverão ainda realizar o curso de reciclagem para reaver o documento. Aqueles que continuarem a conduzir, mesmo com a penalidade de suspensão, e que forem flagrados, responderão a processo administrativo de cassação da CNH.Os condutores que respondem ao processo de cassação devem ficar dois anos sem dirigir e após esse período poderão adquirir nova habilitação, sendo que os mesmos terão que voltar ao Centro de Formação de Condutores e refazer tudo o processo com as aulas teóricas, práticas e provas.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Já os condutores que, no período de permissão, cometeram infração grave ou gravíssima, ou ainda foram reincidentes em infração média, têm sua permissão cancelada e devem abrir novo processo de habilitação.

O Detran|ES destaca ainda que, conforme previsto na legislação, o cidadão que persistir em dirigir, sem a permissão ou habilitação devido ao procedimento de suspensão, cassação e cancelamento, está cometendo um crime de trânsito cuja pena é detenção de seis meses a um ano.

Qualquer cidadão pode denunciar os condutores que estão em desacordo com a lei. Os canais são:
Serviço Disque-Denúncia (181),
Centro Integrado Operacional de Defesa Social – Ciodes (190),
Delegacia de Delitos de Trânsito (3137-2208)
Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran (3232-8150).

Consulta a pontuação
No site do Departamento (www.detran.es.gov.br), os condutores podem consultar a pontuação vinculada a sua CNH. Para verificar a situação, basta acessar o site e clicar na opção “Pontuação CNH”, e informar o número de CPF, da CNH, e da cédula.